domingo, 19 de setembro de 2010

Bem-vindo à festa!

No início, planejamos nos encontrar somente pela farra. Como dois jovens estudantes de intercâmbio na Europa, um na Irlanda e outro na Alemanha, não poderiamos deixar passar a oportunidade de curtir juntos pelo menos alguns dias da festa que atrai o maior número de visitantes do mundo. Seria somente mais um evento regado a muita (muita!) cerveja, nao fosse o fato de que estamos coçando os dedos para relatar nossas descrições e impressões dessa festa que acontece pela 177a vez.

Acompanhem, a partir de hoje, postagens com textos, fotos, vídeos (e sentimentos!) sobre diversos aspectos dessa festa gigantesca. Os bastidores daqueles que trabalham, as típicas e famosas cervejas alemãs, diversos perfis de visitantes, nossas visitas ao parque de diversões e o badalado camping em que estamos. Vamos narrar tudo o que pudermos em textos leves e pessoais.

Enfim, tudo sem formalidade! Afinal, vamos fazer muita farra também. A distinção entre trabalho e diversão está abolida nesse BLOG!

Venha à festa com a gente!

Dimas Novais e Julien Karl

*


Famosos canecas de um litro da Märzenbier, cerveja produzida nessa época do ano. Ela contém mais álcool e maiores quantidades de lúpulo e malte que as comuns.

*

Pra comecar, uma leve introdução politica-historica-economica-socio-geografica que pretende, apesar disso, não ser massante. A OktoberFest, que se inicia em setembro, foi celebrada pela primeira vez em 18 de... PARA TUDO! Oktoberfest em setembro? Qual seria a lógica disso?

Em 1810, casaram-se a princesa Tereza e o príncipe Ludwig. Em comemoração, foi realizada uma festa com corrida de cavalos no dia 12 de Outubro. O êxito foi tamanho que essa realização repetiu-se nos anos seguintes e foi crescendo. A data da festa tambem coincide com a celebração das "Herbstfeste" e sua importância foi bastante influenciada por esse fato. As "Herbst“ são as festas que comemoram o inicio do Outono e uma nova estação para a fabricação da cerveja! Antigamente, no período mais quente do ano era proibido fabricar cerveja pelo alto risco de incêndio. Como não havia geladeira para armazenar a bebida, era preciso fabricar uma cerveja que aguentasse meses a fio. Mas isso é outra estória a ser tratada mais tarde... o fato é que se iniciava uma nova temporada para a fabricação da cerveja exatamente nessa época. A maior festa da Alemanha nao deixar de estar ligada com Bier (cerveja em alemão), nao é? Então, a festa que começou em outubro foi crescendo em direção aos dias mais agradáveis de verão e, por isso, invadiu setembro. Lógico né? Já que cerveja se toma melhor quanto mais quente o tempo estiver.

*


Grupo de turistas suiços trajados com Dirndls (vestidos) e calças de couro típicas

*

Enquanto maiores de 16 anos bebem cerveja, crianças (e alguns adultos também) divertem-se em brinquedos espalhados pelas ruas entre as tendas.

Um comentário: